Senhores Passageiros

sobre aeroportos, aviões e afins

 -

Ricardo Gallo é repórter da Folha

Perfil completo

Publicidade

O guia das empresas aéreas parte 1 – o espaço entre os assentos

Por Ricardo Gallo

Desde que esse blog foi idealizado, alguns meses atrás, uma das intenções era fazer um guia para levar aos passageiros informações úteis na hora de avaliar o serviço das companhias aéreas. Por coincidência, na semana passada, surgiu a oportunidade de fazer uma reportagem para o caderno Turismo, da Folha, justamente sobre esse assunto –os textos você encontra aqui e aqui.

A partir de hoje, farei uma série de postagens com um raio-x das quatro maiores companhias aéreas brasileiras (Avianca, Azul, Gol e TAM) no que diz respeito ao espaço entre as poltronas, serviço de bordo e entretenimento. São versões ampliadas do material publicado hoje em Turismo.

O primeiro tema será espaço entre as poltronas. A Anac estabelece uma classificação de “A” a “E”, conforme a distância entre os assentos. “A” é o mais confortável e “E”, o mais apertado.

Isso significa que um avião categoria “A” tem todas as poltronas acima de 73 centímetros. Se um único assento for inferior a esse número, a categoria do avião cai.

A Avianca é a única companhia a ter 100% da frota classificada na categoria A. A Azul vem em seguida.

Veja o infográfico abaixo, gentilmente produzido pelo meu colega Mário Kanno. Ele ensina como achar o selo da aeronave na entrada do avião e revela a classificação completa da frota brasileira, com dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e das companhias aéreas.

 

As particularidades 

AZUL

tem a maior parte dos assentos classificados na categoria A

Como eu sei em qual categoria o avião em que irei viajar está? Basta saber o modelo do avião. Os turbohélices ATR a serviço da empresa são todos categoria “A”. Os jatos Embraer são categoria “B”.

AVIANCA

Todos os aviões estão na categoria A. A companhia tem Fokker-100, e Airbus A318, A319 e A320.

Como eu sei em qual categoria o avião em que irei viajar está? Todos os modelos de avião estão na categoria A.

 GOL

É a única a ter aviões na categoria “E”, a mais apertada. A maior parte da frota, formada por Boeings 737-700 e 737-800, está na categoria B

Como eu sei em qual categoria o avião em que irei viajar está? Na hora da compra no site da Gol, clique sobre o número do voo. Será informada, então, a categoria de conforto.

TAM

As aeronaves que servem a rotas internacionais mais longas estão na categoria de assentos mais espaçosa (Airbus A330, Boeing 767 e Boeing 777). Os aviões que fazem principalmente voos domésticos se enquadram nas faixas “B” (Airbus A321) e “C” (A319 e A320)

Como eu sei em qual categoria o avião em que irei viajar está? Na hora da compra no site da TAM, clique no número do voo e depois em “classificação Anac”.

Blogs da Folha