O guia das empresas aéreas parte 1 – o espaço entre os assentos

Desde que esse blog foi idealizado, alguns meses atrás, uma das intenções era fazer um guia para levar aos passageiros informações úteis na hora de avaliar o serviço das companhias aéreas. Por coincidência, na semana passada, surgiu a oportunidade de fazer uma reportagem para o caderno Turismo, da Folha, justamente sobre esse assunto –os textos você encontra aqui e aqui.

A partir de hoje, farei uma série de postagens com um raio-x das quatro maiores companhias aéreas brasileiras (Avianca, Azul, Gol e TAM) no que diz respeito ao espaço entre as poltronas, serviço de bordo e entretenimento. São versões ampliadas do material publicado hoje em Turismo.

O primeiro tema será espaço entre as poltronas. A Anac estabelece uma classificação de “A” a “E”, conforme a distância entre os assentos. “A” é o mais confortável e “E”, o mais apertado.

Isso significa que um avião categoria “A” tem todas as poltronas acima de 73 centímetros. Se um único assento for inferior a esse número, a categoria do avião cai.

A Avianca é a única companhia a ter 100% da frota classificada na categoria A. A Azul vem em seguida.

Veja o infográfico abaixo, gentilmente produzido pelo meu colega Mário Kanno. Ele ensina como achar o selo da aeronave na entrada do avião e revela a classificação completa da frota brasileira, com dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e das companhias aéreas.

 

As particularidades 

AZUL

tem a maior parte dos assentos classificados na categoria A

Como eu sei em qual categoria o avião em que irei viajar está? Basta saber o modelo do avião. Os turbohélices ATR a serviço da empresa são todos categoria “A”. Os jatos Embraer são categoria “B”.

AVIANCA

Todos os aviões estão na categoria A. A companhia tem Fokker-100, e Airbus A318, A319 e A320.

Como eu sei em qual categoria o avião em que irei viajar está? Todos os modelos de avião estão na categoria A.

 GOL

É a única a ter aviões na categoria “E”, a mais apertada. A maior parte da frota, formada por Boeings 737-700 e 737-800, está na categoria B

Como eu sei em qual categoria o avião em que irei viajar está? Na hora da compra no site da Gol, clique sobre o número do voo. Será informada, então, a categoria de conforto.

TAM

As aeronaves que servem a rotas internacionais mais longas estão na categoria de assentos mais espaçosa (Airbus A330, Boeing 767 e Boeing 777). Os aviões que fazem principalmente voos domésticos se enquadram nas faixas “B” (Airbus A321) e “C” (A319 e A320)

Como eu sei em qual categoria o avião em que irei viajar está? Na hora da compra no site da TAM, clique no número do voo e depois em “classificação Anac”.