Senhores Passageiros

sobre aeroportos, aviões e afins

 -

Ricardo Gallo é repórter da Folha

Perfil completo

Publicidade

Novo aplicativo mostra dicas do que encontrar perto de aeroportos

Por Ricardo Gallo

Um aplicativo lançado hoje mostra ao passageiro quais atrações ele têm à disposição num raio de 20 quilômetros no entorno de 63 aeroportos brasileiros.

O Aeroperto, feito pela Infraero (estatal que administra aeroportos) em parceria com a Trip Advisor, está disponível para os sistemas iOS (iPhone) e Android.

Funciona assim: o passageiro abre o aplicativo e diz em que aeroporto está, se o voo é nacional ou internacional e quanto tempo tem disponível. A partir daí, o aplicativo exibirá a relação de restaurantes, bares, hotéis, caixas eletrônicos, lojas e pontos de táxi em três esferas: 1) na área de embarque; 2) no aeroporto todo; 3) nos arredores.

Ao acessar a página de um estabelecimento no aplicativo, o passageiro terá à disposição a avaliação dos leitores do Trip Advisor.

É possível filtrar os resultados por “comer”, “comprar”, “serviços”, “passear” e “descansar”.

O aplicativo também alerta o usuário para fazer check-in a tempo e não perder o voo.

Em um teste que o blog fez sobre sugestões para o que fazer em meia hora no aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, o aplicativo listou restaurantes, bares e hotéis, entre outros estabelecimentos.

Um item que talvez o passageiro vá sentir falta: não estão incluídos no aplicativo os aeroportos de Cumbica (Guarulhos), Brasília e Viracopos (Campinas), três dos maiores do Brasil. Isso porque eles não são administrados pela Infraero, mas sim pela iniciativa privada.

Segundo o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, a intenção é, até a Copa do Mundo, estender o aplicativo também para aeroportos concedidos, seja aos três acima como àqueles geridos, por exemplo, pelo Daesp, do governo paulista. “Queremos que todos os aeroportos do Brasil sejam incluídos, independentemente do operador.

Outra ideia é disponibilizá-lo em inglês.

X

Blogs da Folha