Senhores Passageiros

sobre aeroportos, aviões e afins

 -

Ricardo Gallo é repórter da Folha

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Super jumbo 747-8 estreia na rota Frankfurt-SP no dia 29 de março

Por mariana barbosa

O primeiro voo da Lufthansa para o Brasil com o super jumbo Boeing 747-8 já tem data para decolar: 29 de março. Batizado de “Rainha dos Céus”, o 747-8 vai voar diariamente entre Frankfurt e São Paulo, substituindo o Boeing 747-400 (voo LH 506).

Mais comprido que o A380 mas com uma envergadura (distância entre uma asa e outra) menor, o 747-8 foi homologado para operar em Guarulhos no final do ano passado.

lufthansa

Já o A380 segue impedido de pousar. O aeroporto não conseguiu a certificação pois não solucionou o problema da existência de pedras e objetos estranhos na lateral da pista e que correm o risco de serem sugados pela turbina na hora da decolagem.

Além da própria Lufthansa, Air France e Emirates tinham planos de voar com o A380 durante a Copa.

Com dois andares na parte frontal do avião, o 747-8 tem a primeira classe mais luxuosa e avançada da Lufthansa. Ela fica localizada no deck do segundo andar e possui oito poltronas que viram  cama, com 2,07 metros de comprimento e 80 cm de largura.

A classe executiva, com 92 lugares, tem uma poltrona que reclina totalmente ao apertar de um botão, com 1,98 metro de comprimento. No total, o avião possui 362 assentos (sendo 262 na classe econômica).

O avião será o décimo primeiro da frota da Lufthansa, que encomendou 19 B747-8 no total. O avião é 15% mais eficiente em termos de consumo de combustível e é 30% menos barulhento que o antecessor usado nessa rota. O 747-8 tem 76,3 metros, 5,6 metros a mais do que o 747-400.

 

 

Blogs da Folha