Gol voa de Orlando para São Paulo com bioquerosene de cana-de-açúcar

Um avião da GOL partiu de Orlando (EUA) nesta quarta-feira (30) com uma mistura de querosene de aviação feito a partir de cana-de-açúcar.

Produzido pela Amyris em sua fábrica localizada em Brotas, interior de São Paulo, o combustível teve que ser exportado para os EUA para poder ser usado pela Gol.

O combustível já foi certificado internacionalmente, pela ASTM International, certificadora internacional de padrões industriais, mas o certificado não é reconhecido automaticamente pela ANP.

A agência brasileira fará a análise do caso em um processo que pode levar 90 dias. Até a conclusão do processo na ANP, não é possível abastecer com o produto nos aeroportos brasileiros.

A mistura que abasteceu o Boeing 737-800 da Gol foi composta de 10% do combustível renovável de cana e 90% de combustível fóssil.

Gol e Amyris trabalham desde outubro de 2013 em um programa de uso de combustível de aviação renovável derivado de cana-de-açúcar.

“Este ano a GOL consolidou importantes projetos relacionados ao seu compromisso com a sustentabilidade do setor.

Operamos o primeiro voo do Aeroporto Tancredo Neves, em Confins (MG) abastecido com biocombustível, concluímos 200 voos verdes iniciados na Copa do Mundo e agora somos a primeira aérea brasileira a realizar um voo internacional com combustível renovável e, além disso, derivado da cana-de-açúcar brasileira”, disse Pedro Scorza, diretor Técnico Operacional da GOL.

A meta da Gol é alcançar o marco de 1% de combustível renovável na frota da GOL em 2016.

Avião da Gol sendo abastecido em Orlando (crédito: divulgação)
Avião da Gol sendo abastecido em Orlando (crédito: divulgação)

Comentários

  1. O brasil é uma piada.. O combustível é feito aqui e não pode ser utilizado em aeroportos brasileiros.. Precisou ir para outra nação e de lá voar até esta merd@ de república e provar que a bagaça funciona.

  2. Que bom que a GOL voou com biocombustivel!
    A GOL voou com Bio Combustivel! Mas será que a GOL ja pensou em melhorar o conforto de seus passageiros nas aeronaves…..poltronas apertadas e desconfortáveis equipam as aeronaves. Será que a Gol ja instituiu a pontualidade como regra para seus voos? Será que a GOL ja está capacitando seus funcionarios para bem atender os passageiros tanto no ar como em terra? Todas essas perguntas nunca respondidas são apenas firulas, pois pouco importa para a GOL responder aos passageiros, desde que suas aeronaves voem com bio combustivel! Otima noticia essa, mas é boa para quem mesmo?

    1. Luiz…retardado! Cala sua boca seu mesquinho! Pare de reclamar..se nao gosta da empresa compre um jatinho pra vc e pronto! Brasileiro babaca mesmo….come bosta e arrota caviar puff..patetico!

    2. Luiz Reynaldo, a Gol oferecerá até o fim desse ano a maior oferta de assentos na categoria A (padrão ANAC). A Gol foi a companhia mais pontual de julho. Sempre voei Gol e os funcionários trabalhavam corretamente. O Ricardo tem razão.

  3. Na semana em que o governo publica uma medida provisória para conceder subsídio para voos regionais a grande notícia que vocês dão é sobre voo da Gol com biocombustível? Sério?!? Sinceramente, não dá nem para entender a existência deste blog!!!!

Comments are closed.