Senhores Passageiros

sobre aeroportos, aviões e afins

 -

Ricardo Gallo é repórter da Folha

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Avião da Gol é atingido por pássaro ao pousar no Santos Dumont

Por Ricardo Gallo

Um Boeing 737-700 da Gol foi atingido por um pássaro nesta segunda-feira (31/8) quando estava prestes a pousar no aeroporto Santos Dumont, no Rio.

A aeronave, com capacidade para 138 passageiros, havia partido às 13h10 de Congonhas e pousou às 13h59 no Santos Dumont. O pássaro atingiu o nariz do avião, onde fica o radar.

Em nota, a Gol diz o “pouso e desembarque foram realizados normalmente e a aeronave foi encaminhada para manutenção”. O avião já voltou a voar na ponte aérea, segundo o Flight Radar, que monitora online os voos.

X

Em 2014,  o último dado disponível, houve 1.495 colisões com pássaros no Brasil, segundo o Cenipa, o órgão da Aeronáutica responsável por investigar acidentes aéreos. Desse total, 535 foram durante a aproximação para o pouso.

Colisões com pássaros representam risco à aviação. Foi em um incidente assim que um Airbus A319 teve que fazer um pouso de emergência no rio Hudson em 2011. Na ocasião, pássaros atingiram os dois motores do avião, num episódio que ficou conhecido depois como “milagre do rio Hudson”.

Correção às 19h25: o Boeing 737-700 da Gol leva até 138 passageiros, não 144.

 

 

Blogs da Folha