TAM lança serviço de entretenimento de bordo sem fio para celular e tablet

Por Ricardo Gallo

Menu de navegação TAM

A TAM passa a oferecer a partir do próximo dia 23 um serviço de entretenimento de bordo sem fio, acessado por celulares e tablets e notebooks.

Funcionará assim: os passageiros acessarão uma rede disponível no avião e poderão acessar séries completas (exemplos: Game of Thrones, Boardwalk Empire, The Mentalist, The Big Bang Theory e Arrow), filmes (Birdman, Fury, Fox Catcher, The Maze Runner e The Equalizer, entre outros), além de canais infantis, de esportes e vídeos selecionados do Youtube.

Ao todo, serão cerca de 50 filmes, 42 episódios de séries e itens como mapa de voo, que indica a rota, altitude e velocidade e previsão de chegada.

Para isso, basta baixar um aplicativo chamado TAM Entertainment no Google Play ou Apple Store (acima, o menu do serviço). O aplicativo ainda não está disponível –apenas no dia 23.

O acesso será feito a partir de 10 mil pés (cerca de 3.050 metros) até o momento em que a aeronave iniciar a descida para pouso. Não haverá conexão à internet.

Hoje, 30% da frota está equipada com o sistema. Todos os aviões que atendem a rotas domésticas e a voos internacionais de curta distância (dentro da América do Sul) terão a novidade até o início de 2016, diz a empresa.

Não há serviço semelhante, de transmissão por streaming, atualmente em linhas aéreas brasileiras. A Gol chegou a lançar um produto similar anos atrás, mas o desativou –agora, quer implantar a partir do ano que vem uma rede sem fio para internet e conteúdo cobrado (pay-per-view).

Azul e Avianca têm monitores individuais nos aviões; a primeira tem transmissões ao vivo e a segunda, conteúdo gravado.