Filme exibido em avião corta acidente aéreo para não assustar passageiro
* Post corrigido às15h04
Pense da última vez em que você assistiu a um filme a bordo de um avião: quantos deles mostravam um avião que caía, explodia ou apresentava problemas?
Provavelmente você dirá: nenhum.
A explicação é que os filmes exibidos a bordo dos aviões são editados para não mostrar acidentes aéreos. Não acontece só no Brasil, mas no mundo todo.
Faz sentido: a iniciativa pretende não causar (ou piorar o) medo dos passageiros em uma aeronave a 850 km/h e 12 mil metros, a velocidade e a altitude de cruzeiro habituais.
Me dei conta da edição em um voo em que assistia ao filme-catástrofe “2012”, de 2009, em que um Antonov 500 (versão para o cinema do maior cargueiro do mundo, um Antonov An-225 Mryia) é destruído durante um malsucedido pouso forçado. Na cena a bordo, essa cena havia sido excluída.
Acontece também com outros filmes, como Guerra Mundial Z, lançado neste ano, em que a fuselagem de um avião explode em pleno ar. Experimente vê-lo a bordo (ele está em exibição na maior parte dos voos internacionais): nada de acidente.
“Não podemos mostrar nenhum conteúdo com cenas negativas envolvendo aviões, seja em filmes ou séries. Isso inclui turbulência, desastres, sequestros de aviões”, disse ao blog a IFE Services, que fornece conteúdo para entretenimento de bordo a 47 clientes no mundo, entre os quais TAM, LAN e Aerolíneas Argentinas.
Outra empresa disse o mesmo. “Nós temos que evitar conteúdo que possa ofender o público internacional”, disse ao blog a Skyline IFE (“IFE” é a sigla de “In-Flight Entertainment”, ou entretenimento a bordo), que tem como clinetes a Emirates, Lufthansa, Avianca (Colômbia) e Copa, todas com voos para o Brasil. Alguns temas políticos também são evitados.
Não dá para dizer que as empresas enganam os passageiros. Antes de cada filme, uma mensagem é exibida dizendo que “o conteúdo foi editado para aquele formato”.