Super jumbo 747-8 estreia na rota Frankfurt-SP no dia 29 de março

mariana barbosa

O primeiro voo da Lufthansa para o Brasil com o super jumbo Boeing 747-8 já tem data para decolar: 29 de março. Batizado de “Rainha dos Céus”, o 747-8 vai voar diariamente entre Frankfurt e São Paulo, substituindo o Boeing 747-400 (voo LH 506).

Mais comprido que o A380 mas com uma envergadura (distância entre uma asa e outra) menor, o 747-8 foi homologado para operar em Guarulhos no final do ano passado.

lufthansa

Já o A380 segue impedido de pousar. O aeroporto não conseguiu a certificação pois não solucionou o problema da existência de pedras e objetos estranhos na lateral da pista e que correm o risco de serem sugados pela turbina na hora da decolagem.

Além da própria Lufthansa, Air France e Emirates tinham planos de voar com o A380 durante a Copa.

Com dois andares na parte frontal do avião, o 747-8 tem a primeira classe mais luxuosa e avançada da Lufthansa. Ela fica localizada no deck do segundo andar e possui oito poltronas que viram  cama, com 2,07 metros de comprimento e 80 cm de largura.

A classe executiva, com 92 lugares, tem uma poltrona que reclina totalmente ao apertar de um botão, com 1,98 metro de comprimento. No total, o avião possui 362 assentos (sendo 262 na classe econômica).

O avião será o décimo primeiro da frota da Lufthansa, que encomendou 19 B747-8 no total. O avião é 15% mais eficiente em termos de consumo de combustível e é 30% menos barulhento que o antecessor usado nessa rota. O 747-8 tem 76,3 metros, 5,6 metros a mais do que o 747-400.

 

 

Comentários

      1. O Lula , zé dirceu e genuino falso , venderam o
        projeto de analfabetismo ao brasil e o povo
        mané gostiou

    1. Pois é! Com essa novidade, todos os problemas aeronáuticos brasileiros estão solucionados!!! E, em breve, talvez tenhamos uma “Bolsa Boeing” para que todos possamos usufruir dessa maravilha! KKKKKKKKKKKKKK!

    1. Vamos fazer um mutirão para capinar com enchadas as marginais da pista…que balela…pedrinhas na pista são desculpas esfarrapadas, o aeroporto não em é rampas para a380. O 747 usa as mesmas turbinas e é maior em envergadura do que o a380.

      1. o Sr. Nino, sua anta.. leia a matéria direito para evitar de falar besteira… Onde o b747-8 tem a envergadura maior que o A380?? Não fale asneiras!!!

      2. Nossa, quanta informação errada voce disse, amigo. O A-380 tem 11,3m a mais de envergadura do que o 747-8 Super Jumbo. Isso IMPLICA SIM numa pista mais larga, mesmo que a Aeronave consiga pousar, deve haver uma margem de segurança. A potencia total (4 turbinas) no Jumbo é de 1136kN (usa motores GEnx2), ao passo que do A-380 é de 1.360kN (usa motores Rolls-Royce Trent 900), ou seja 19,7% mais potente. Nem o AN-225 com seus 1176kN é tao potente…e olha que tem 6 turbinas. (Motores Progress D-18T). O peso e velocidade são maiores no A-380, respectivamente 560 Toneladas e 970Km/h, ao passo que o Super Jumbo pesa até 443 Toneladas e vai a 913Km/h. O A-380 carrega 853 passageiros e o Jumbo apenas 585. Leia mais, pesquise mais e estude mais antes de falar abobrinha. Lembre-se que lá no alto nao existe acostamento, caso algo dê errado.

      3. Você esta errado!!!
        a Envergadura (comprimento das asas) é maior no A380 como fala na reportagem …. e se você ao menos ver uma foto do A380, notará uma gigantesca diferença na região das asas (observe bem a qtd de turbinas)

        1. “(…)Mais comprido que o A380 mas com uma envergadura (distância entre uma asa e outra) menor, o 747-8 foi homologado para operar em Guarulhos no final do ano passado….”

      4. O Dinheiro da reforma do aeroporto foi roubada
        para ajudar os mensaleiros presidiarios

    2. Moro num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza. Tenho orgulho e me sinto privilegiado por ter nascido nesta terra. Quem critica, que dê o fora.
      Se é meu adeus que te prende, é minha mão que se estende.

      1. Carnaval, folia e futebol = povo estúpido…por isso que estamos nessa m! Continua cantando, mané…e continue votando errado. ♫Moro num país de 4a. mundo♫ Atrasado até! E só é bonito por natureza mesmo…pq pelo povinho do qual você faz coro, é o medoooooo!

      2. Aquele que estiver satisfeito com o nível de barbárie em que se encontra a sociedade brasileira (criminalidade latente, saúde pública vergonhosa, educação pífia, impunidade total) só pode estar vivendo no mundo da Lua ou não é atingido por tal situação. Estamos vivendo uma vergonha nesse país, e o amo tanto quanto tu Paulo Bianchi. Não me venha com lorotas de “não está satisfeito, caia fora”. Justamente critico o Brasil, pois quero o melhor para ele e para o povo que aqui vive.

      3. Já pensou se todo mundo que paga os impostos que sustenta toda essa farra com dinheiro público que anda solta por aqui resolver aceitar o seu “convite” e for embora mesmo? Quem irá pagar as contas desse (des)governo???? Pense nisso antes de ser tão radical com seus compatriotas que não se coadunam com mediocridades!

      4. Vc mora num país miserável , onde só o
        pessoal do PT , acha que é uma maravilha , turma de ladrões.

      5. Já pensou se todo mundo que paga os impostos que sustenta toda essa farra com dinheiro público que anda solta por aqui resolver aceitar o seu “convite” e for embora mesmo? Quem irá pagar as contas desse (des)governo???? Pense nisso antes de ser tão radical com seus compatriotas que não se coadunam com mediocridades!

    3. Povo acorda o Brasil não tem nada , a não ser
      essa cambada do PT , o lugar deles é Cuba ou
      Venezuela

    1. Dicas p/visitar o Brasil do PT:
      Nunca carregue relógio , celular(um celularsinho barato), acima de 200 reais, sempre observe ao redor a presença de menores de 18 anos , estes são os mais perigosos (eles são os 007 brasileiros e Nunca ande em menos que 04 pessoas juntas.

      1. Pois é, ai vem aquela buneka tchuck ventríLOKA dizendo do piBÂO e todos acreditam, e muitos achando que o brazil é tropical trala li, trala la. Sobre a oi cel, e a compra do frigorifico JbS, eles (pt) não dizem nada. E muitos achando que o brazil é???.

      2. Ótimas dicas! Essas inclusive foram dadas por aqui em cadeia nacional na televisão, no início do carnaval de Salvador. Um absurdo total para um lugar que pretende ser pólo turístico e que recebe anualmente um grande número de incautos que desconhecem a real situação da segurança nas ruas da capital. Em tempo: o estado é governado por qual partido? Ah! Você já disse!!!!

  1. Pena que ele não pousa nos 800 (oitocentos) ‘aerosonhos mentirosos’ da turma de puxa-sacos de brasília… Nós não resolvemos nem as pedras… das pistas… VERGONHOSO…

  2. SENHORES TURISTAS MUITO CUIDADO COM A SUA SEGURANÇA NAS CAPITAIS BRASILEIRAS, ACREDITE 300% NAS INFORMAÇÕES E DICA DE SEU GOVERNO P/ UMA POSSIVEL VISITA AO BRASIL NA C.D.M.2014

  3. É uma tristeza ver como internautas, que se dizem brasileiros, falam tão mal de nosso País. São pessoas que se julgam perfeitas, melhores que os outros habitantes do Brasil. No entanto, geralmente, são os mais desonestos, os mais incompetentes, os mais despreparados para dar qualquer contribuição ao nosso País….

    1. Pode parar com esse discurso furado! Pior cego é o que não quer enxergar! Já fui assaltado 2 vezes, não ando com relógio e uso celular furreca. Tudo para não ser assaltado de novo. Educação é uma das piores do mundo. Saúde e segurança pública, nem se fala! Pior caso de corrupção da história, aconteceu a poucos anos! E quem critica é o errado?! Que inversão de valores é essa?? Critíco SIM esse país imundo que vivemos! E não sou ladrão ou corrupto! Cuidado com as suas palavras!

    2. Berlota, esses mesmos que criam e-mails fictícios para só fazerem criticas negativas ao país devem receber alguma coisa por isso, assim como o q acendeu o rojão que matou o cinegrafista. Toda a desgraça secular do país agora é culpa do PT para eles, não é, esse tipo de gente dissimina o ódio, o medo, a desordem, a desgraça. Basta o leão do zoológico aparecer com caspa na juba que a culpa é do PT. Que tomem vergonha, acham que todos são imbecis como eles. O que tem que mudar ou mudar-se do país é esse tipo de gente.

    3. É justamente devido a brasileiros passivos como vc que o país esta uma jerda.Tem que reclamar, boicotar..tudo dentro da legalidade sem prejudicar outros brasileiros de bem, mas os governantes sabem os cordeirinhos que controlam…

  4. Se esse avião (4 turbinas) pode pousar e o ANTONOV(6 turbinas) também, não entendo pq o Airbus A380 (4 turbinas) não pode ??? Alguém tem alguma justificativa técnica ?

      1. A estreia do gigante em aeroportos brasileiros aconteceu no dia 10 de dezembro de 2007 no Aeroporto Internacional de Guarulhos em São Paulo, vindo de Buenos Aires onde se apresentou às Aerolineas Argentinas, que adquiriu 3 aeronaves.[carece de fontes]
        No primeiro dia da visita, foi demonstrado o interior do A380 para convidados, e deixando surpreendidos todos os passageiros e funcionários do GRU.[carece de fontes] A aeronave fez um voo de demonstração para jornalistas e empresários no dia 11 de dezembro até a cidade de São José dos Pinhais no Aeroporto Internacional Afonso Pena (sem executar procedimentos de aproximação e pouso, permanecendo no marcador externo da terminal CWB) em um total de 1 hora e 50 minutos.[carece de fontes]
        Já a segundo visita, ocorreu no dia 22 de março de 2012, tocando o solo às 00h02. A aeronave de prefixo F-WWDD veio para um evento promocional da Airbus.1
        Várias companhias Emirates Airlines, Lufthansa, Air France e British Airways que fazem uso do Aeroporto de Guarulhos demonstraram interesse em operá-lo em suas rotas para o Brasil, porém serão necessárias alterações nas pistas de táxi e fingers, sendo que segundo as mesmas, dificilmente será objeto de utilização antes de 2011.
        Em setembro de 2011, a Infraero autorizou a Emirates Airlines a opera-lo em Guarulhos após um pedido formal da empresa para isso. Na época, técnicos fizeram inspeções na pista para verificar se ela poderia atender com segurança a aeronave e a única restrição foi que, devido ao tamanho da pista, há necessidade de se desligar os motores externos do superjumbo no momento do pouso, segundo a assessoria de imprensa da Infraero. Com dois motores de cada lado e com envergadura de quase 80 metros, o Airbus A380 deveria operar em pistas de categoria F pelos padrões da Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO), 60 metros de largura e outros 7,5 metros de escape em cada lado (até 80 metros de envergadura). Estas pistas existem em poucos lugares do mundo, em especial no Oriente Médio. Já as pistas brasileiras, como Guarulhos, são de categorias E, com 45 metros de largura e mais 7,5 metros de acostamento em cada lateral (até 65 m de envergadura).
        Para o pouso ser realizado com tranquilidade, a restrição é de que os motores do lado externo seja desligada na hora do pouso para evitar que haja sucção de algum material, diz a Infraero. Autoridades aeronáuticas europeias certificaram operações do A380 em pistas E ao redor do mundo desde que obedecido este procedimento, que não interferiria na quantidade de carga ou de passageiros transportados.
        A Emirates Airlines queria descer com o A380 em Guarulhos às 18h e decolar às 2h, um horário não compatível com o grande volume de voos no aeroporto. A contraproposta da Infraero foi para o superjumbo pousar uma hora mais tarde do previsto.
        As negociações se arrastaram e a previsão da empresa iniciar os voos com o A380, estimada para março de 2012, foi adiada para o segundo semestre deste ano, conforme a Infraero.2

    1. Largura das asas e posição das turbinas.

      O Boeing tem 68,5m de comprimento de asa
      O A380 tem 79,8 m

      A posição das turbinas do A380 é mais baixa do que o 747-8.

      Logo as turbinas do A380 ultrapassa as dimensões da pista de 60m de largura do aeroporto, e as turbinas próximas as detritos no solo das laterais, assim não pode operar.

      Simples assim…

    2. O problema do A380 é que as turbinas externas ficariam para fora da pista.

      Outros aviões de 4 turbinas operam em guarulhos regularmente, como os 747 e A340. Se as turbinas externas não ficarem para fora da pista, não teria grandes problemas.

      Essa sujeira fora da pista a princípio não é um problema muito grave para vôos esporádicos, como foi o caso do voo do Antonov para cá ou mesmo do voo do A380 de uns anos atrás, mas para voos regulares, existe essa preocupação.

    3. O 747-8 tem 68,5 metros de envergadura e o A-380 tem 79,8 metros. Portanto o A380 tem 11,3 metros de envergadura a mais que o 747-8

    4. As turbinas do A 380 são mais potentes e segundo os técnicos, elas sugariam as pedras em volta da pista e danificariam os motores.Um avião do porte do A380 também precisa de uma logística de embarque e desembarque de passageiros diferenciada, coisa que ainda não foi possível concluir, então jogam culpa nas pedrinhas da pista.

    5. este por inquanto nao pode ir a guaruhlos poque nao tem com embarcar os passageiros ou desembarcar nao tem angares nao te sistema de abastecimento deve ser por iso

    6. O A-380 tem 11,3m a mais de envergadura do que o 747-8 Super Jumbo. Isso IMPLICA SIM numa pista mais larga, mesmo que a Aeronave consiga pousar, deve haver uma margem de segurança. A potencia total (4 turbinas) no Jumbo é de 1136kN (usa motores GEnx2), ao passo que do A-380 é de 1.360kN (usa motores Rolls-Royce Trent 900), ou seja 19,7% mais potente. Nem o AN-225 com seus 1176kN é tao potente…e olha que tem 6 turbinas. (Motores Progress D-18T). O peso e velocidade são maiores no A-380, respectivamente 560 Toneladas e 970Km/h, ao passo que o Super Jumbo pesa até 443 Toneladas e vai a 913Km/h. O A-380 carrega 853 passageiros e o Jumbo apenas 585. Lembre-se que lá no alto nao existe acostamento, caso algo dê errado.

    7. O Antonov possui asa alta e motores abaixo dessa asa que ficam um boa distância do solo… Os motores do A380 e B747 ficam abaixo da asa baixa dessas aeronaves, o risco de sugar algo é imenso, isso não se aplica ao Antonov AN255… O risco é menor… Não é por causa do tamanho em comprimento das aeronaves e sim os riscos de sugar FODs (Objetos) nos motores, além do afogamento que vai ser na aduada para liberar os estrangeiros que viriam no A380… A GRU Airport trabalha arduamente para manter o Aeroporto e elevá-lo com investimentos dignos, antes de criticarem por favor, lembre-se da época quando este era administrado pela Infraero e não pela GRU Airport… Está ai o ponto de vista técnico. A Critica foi em geral para todos que comentaram bobagens aqui e não diretamente para você Akira Sakamoto.

    1. Quanta besteira se escreve por falta de conhecimento. Existe sim um problema, que é solucionável sim, é só asfaltar 60cm na alças da pista. Tecnicamente soluciona? Mas quem vai asfaltar? E o Brasil é sim belo por natureza e ridículo e tolo, quem não o conhece, viaje mais ou leia mais se não for analfabeto.

  5. Vão estudar em vez de ficar escrevendo para o nada, de nada adianta viver nesse pais com um bando de burros que aqui deixaram suas mensagens, voces não entende nada sobre aviação estudem melhor para ao menos comentar algo a respeito da aviação

  6. enquanto continuarmos a dar bença para os cubanos bolivianos venezuelamos este pais vai continuar na m. e se preparem vem ai o comunismo petista a próxima vitima vai ser vc

  7. Já que não dá pra trazer aviões modernos como o A380 por falta de capacidade dos aeroportos brasileiros, vamos de 747 mesmo.

  8. eh um avanço, mas q nos deixa p escanteio se considerarmos que Natal, Quito e Santiago (segundo a emirates) ja podem receber o a380 e cumbica nao!!
    gostaria de saber de galeao tbem

  9. -Srs Comentaristas:(meio tardio para escrever esse comentário). Todos estão de parabéns, com seus conhecimentos, suas colocações, suas deduções…, é saudável essas discussões porém, não esqueçam:Brasil:-somos todos estrangeiros, degredados, pelos chamados ‘países de 1Mundo’. Enquanto estivermos nos degladiando, e é isso que àqueles querem; não nos querem ver “desenvolvidos”, “livres”, “independentes”, “criativos”, felizes, pois é o que se percebe, o que se recebe por povoarmos esse Continente, que ‘eles’, consideravam terra de outro Mundo, terra para degredados! Sou alguém que ama incondicionalmente nosso Brasil, nosso povo sofrido, nossas diferenças, nossos ideais, nossas florestas, nossas áreas marítimas costeiras, nossas riquezas, nossas descobertas científicas/técnicas/médicas(que muitos não nos dão valor), porém já está mais do na hora de colocar os pés no chão, cabeças à pensar, e dedicarmos mais ao desenvolvimento da nossa Terra, nosso Chão, nossas paúras, nossas mazelas, pois tenham certeza: ‘O Brasil é um excelente território, excelente Continente, excelente Terras, de Lindezas mil, por onde se passa, por onde se visita, excelente povo e só precisamos “ater” a Desenvolvê-lo, com galhardia, respeito aos outros e a sí mesmos, não esperando por mais 500 anos por isso, pois se nós não nos juntarmos para nos desenvolvermos, outros virão, (como aconteceu nas compras de nossas Empresas Brasileiras:- Engesa, Embraer, Mecapesa, Usiminas, Vale, dentre algumas, e por aí afora, dilapidando nossas riquesas, e não refletindo de bom para nossos maltratados POVO/cidadãos! Parabéns a todos.

Comments are closed.