Empresas aéreas presenteiam passageiros que esperavam bagagens

Ricardo Gallo

Uma ação da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) presenteou passageiros que esperavam as bagagens no aeroporto de Viracopos, em Campinas.

A iniciativa ocorreu no domingo passado, 15 de março, em comemoração ao Dia do Consumidor, que foi três dias depois.

Um porta-documentos e um guia do passageiro vinham embrulhados, tal qual um presente, nas esteiras. À frente, um cartaz lembrou o Dia do Consumidor.

O guia é o “Voar Melhor – Guia do Passageiro”, que a Abear lançou no final de fevereiro e pode ser encontrado aqui.

O documento informa o que é preciso fazer na hora de comprar a passagem, durante os preparativos para a viagem, no aeroporto, no avião e no desembarque.

A entidade reúne TAM, Gol, Azul, Avianca, TAP, TAM Cargo e Boeing.

A ação da Abear lembra o que a empresa canadense de baixo custo WestJet promoveu no ano passado, antes do Natal. A companhia estimulava os passageiros a pedir um presente para o Papai Noel, por meio de um telão nos aeroportos de Toronto e Hamilton –o mimo era entregue na esteira do aeroporto de Calgary.

Comentários

  1. Ao invés de ofertar mimos, as companhias aéreas deveriam presentear seus clientes com melhores serviços, pontualidade dos voos, conforto dos passageiros dentro da aeronaves, informações adequadas e a tempo e maior atenção e respeito de seus funcionários para com os clientes nos aeroportos. Isso sim seriam presentes . O que está sendo distribuído em esteiras de aeroportos , não passa de um simples material de propaganda. Queremos melhores serviços por parte das companhias aéreas brasileiras.

    1. é ilusão achar que o cliente brasileiro tem serviço de transporte aéreo inferior a países de primeiro mundo. A diferença é que por lá o cidadão tem noção do que é voar de A para B e conhece os contratempos, enquanto aqui pensam que viajar de avião é como tirar o carro da garagem pegar uma estrada e chegar ao destino no horário programado. Na aviação existem inúmeras variáveis que podem não atender a expectativa de um voo, meteorologia, manutenção, segurança, infra-estrutura….Avião é o meio de transporte mais rápido para quem não tem pressa. O consumidor brasileiro esta muito convicto de seus direitos, fruto de um governo muito “zeloso” em ditar regras para as empresas quando o mesmo não cumpre sua parte. Por aí fora as empresas não tem a menor responsabilidade por eventos que não estejam diretamente sob seu domínio, enquanto por aqui, mesmo num evento meteorológico as empresa tem inúmeras obrigações e são punidas com vultuosos gastos sem sentido.

  2. Queremos que as Companhias aéreas brasileiras apresentem serviços menos ruins, poltronas menos apertadas, mais pontualidade nos voos, mais respeito aos passageiros e informações confiáveis. Exigir um mínimo de conforto para os passageiros dentro dos aviões, voos no horário marcado conforme consta nas passagens, informações claras e respeito ao Consumidor, por acaso é querer muito? Dispenso presentinhos, quero serviços melhores por parte da companhias aéreas brasileiras .

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