TAM terá assento superfino nos aviões

Ricardo Gallo

* ATUALIZADO ÀS 15h42

O grupo Latam, formado pela chilena LAN e pela TAM, apresentou hoje em uma feira de aviação no Chile o novo design da cabine dos seus aviões.

A novidade é a adoção de um assento superfino, que, segundo a fabricante Recaro, tem um terço do peso de seus concorrentes.

O fato de o assento ser mais leve faz a empresa economizar combustível, ainda segundo a Recaro.

O modelo, revestido de couro, será usado inicialmente nos Airbus A321 da TAM, que faz voos dentro do Brasil, e nos A320 da LAN. Gradativamente, a renovação atingirá toda a frota do grupo LATAM.

Por ser fino, o assento permite que a TAM/LAN escolha o que quer: 1) colocar mais assentos no avião, o que aumenta as receitas da empresa mas que, em consequência, tornará o espaço para as pernas mais apertado, ou se 2) manterá o mesmo número de assentos, aumentando a distância e o conforto para o passageiro.

ATUALIZAÇÃO: A TAM disse que manterá os mesmos 220 assentos que são padrão no Airbus A321; o espaço entre as poltronas aumentará, segundo a empresa, e passará a ter entre 76,2 cm (30 polegadas) e 86,36 cm (34 polegadas), o que dará mais conforto para o passageiro.

AZUL E VERMELHO

Nos voos de longa distância, outra novidade: a distribuição dos assentos será parte azul, cor da LAN, parte vermelha, cor da TAM. Para os brasileiros, não vai mudar muita coisa tão cedo: o design começou nos Boeings 787-900 da LAN e integrará os futuros Airbus A350 da empresa. O 787-9 não voa para o Brasil e o A350 ainda não começou a fazer voos comerciais.

O novo design das cabines de passageiros se deu em parceria com o escritório britânico PriestmanGoode.