Airbus divulga primeira foto do A330neo da Azul

Guilherme Magalhães

O novo Airbus A330neo, que voou pela primeira vez em outubro do ano passado, passa pelos testes finais de certificação antes de estrear com a companhia portuguesa TAP, o que deve ocorrer nos próximos meses.

No Brasil, a versão atualizada do A330 vai estrear com a Azul, e a Airbus divulgou a primeira foto de uma das cinco aeronaves que serão entregues para a aérea brasileira a partir do fim deste ano.

Na imagem, tirada na fábrica da Airbus em Toulouse (França), já é possível ver o estabilizador vertical com o característico tom de azul da companhia, mas ainda sem a logomarca do mapa do Brasil.

Originalmente, em 2014, a Azul havia encomendado para suas rotas de longa distância cinco A350, aeronave widebody (fuselagem larga) introduzida no mercado em 2015.

No início de 2017, porém, a aérea brasileira desistiu do pedido e optou pelo A330neo, atualização do A330 lançado em 1994. À época, a Azul avaliou que o A330neo se encaixava melhor na frota da empresa.

Um Airbus A330-900neo decola para seu primeiro voo de teste. Foto: Airbus/Divulgação

O preço médio de um A350-900, com capacidade para 325 passageiros, é de US$ 311 milhões. Um A330-900neo sai por cerca de US$ 290 milhões. Esses preços, porém, podem baixar dependendo da quantidade de aeronaves encomendadas por uma companhia.

A configuração do A330neo da Azul terá 298 assentos, 27 a mais que os atuais sete aviões A330-200 operados pela brasileira em suas rotas para Orlando e Fort Lauderdale, nos EUA, e Lisboa.

Em termos de consumo de combustível, a versão atualizada promete uma redução de 14% por assento em comparação com o atual modelo.

O design segue a linguagem iniciada com o A350, com curvas mais suaves e melhorias aerodinâmicas, além da “máscara negra” no para-brisa.