Coreia do Norte pede aprovação de voo entre Pyongyang e Seul
A Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO, na sigla em inglês), anunciou nesta segunda-feira (7) que o regime norte-coreano enviou uma solicitação para operar uma rota entre Pyongyang e Seul.
Segundo o órgão sediado em Montreal responsável por regular a aviação comercial no mundo, o pedido está sendo analisado. Uma missão de diretores da ICAO irá visitar na próxima semana a Coreia do Norte para discutir o estabelecimento da rota, que seria a primeira da aviação comercial entre as capitais das duas Coreias.
Nos anos 2000, alguns voos fretados ligaram as duas cidades até serem descontinuados em 2008, com o acirramento das tensões na península.
Acredita-se que a Air Koryo, companhia aérea estatal norte-coreana, seria a responsável pela rota. Atualmente, os principais trechos operados pela empresa são as ligações de Pyongyang com Pequim e Shenyang (China) e Vladivostok (Rússia).
Fundada em 1950, a companhia é frequentemente listada em rankings internacionais como a pior do mundo. Sua frota de cerca de 20 aeronaves é composta por aviões de fabricação soviética, os famosos Tupolev, Antonov e Ilyushin.
A aprovação da rota seria mais um passo simbólico do atual momento de reaproximação das duas Coreias. No fim de abril, o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, se reuniram em uma histórica cúpula Norte-Sul.
Kim se comprometeu a encerrar os testes nucleares, o que deve ajudar a ICAO a autorizar a rota. No ano passado, o órgão condenou o lançamento de um míssil norte-coreano que cruzou um espaço aéreo utilizado pela aviação civil.