Lufthansa tira do ar comercial da Copa que mostra Kiev como se fosse Moscou
A Lufthansa, gigante aérea da Alemanha, foi obrigada a retirar das redes sociais o seu comercial da Copa lançado no último fim de semana.
A companhia foi criticada por mostrar cenas filmadas na Ucrânia como se fossem na Rússia, como pode ser visto aqui.
No vídeo, dois alemães estão chegando a um aeroporto —provavelmente Frankfurt, o principal hub da Lufthansa— para embarcar com destino a Moscou.
Quando veem o nome da capital russa no painel de partidas, a dupla começa a se imaginar em Moscou, com direito a música tradicional russa ao fundo. As imagens, porém, foram gravadas nos distritos de Berezniaky e Rusanivk, em Kiev.
A gafe é ainda pior se lembrarmos que Ucrânia e Rússia passam por um período delicado nas relações diplomáticas, desde a anexação da Crimeia por Moscou em 2014 e o apoio russo a grupos separatistas no leste ucraniano.
O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, se somou a líderes de Islândia, Suécia e Reino Unido em um boicote diplomático à Copa da Rússia, devido ao envenenamento do ex-espião Serguei Skripal e sua filha, em março, no interior da Inglaterra. O governo russo nega envolvimento e fala em “russofobia”.
Voltando à Lufthansa, um porta-voz da aérea afirmou ao jornal Kyiv Post que o vídeo foi filmado na Ucrânia por “razões logísticas”.
“Para vídeos, especialmente comerciais, é prática comum não filmar na locação de fato. Nesse vídeo, é tudo sobre a ideia que o espectador tem de um certo lugar”, disse.
“Nos primeiros comentários e reações notamos que, nesse caso específico, o vídeo feriu o sentimento de alguns espectadores. Nós nos arrependemos profundamente e pedimos desculpas por isso. Esse é o motivo pelo qual a Lufthansa removeu o vídeo de todas as suas plataformas sociais durante este fim de semana.”
Ainda sobre Copa e Lufthansa, vale ficar de olho para ver se a companhia repetirá a pintura especial “Fanhansa” que adotou durante a Copa de 2014.