Entenda como diferenciar um avião da Boeing de um Airbus
Reconhecer modelos de avião é menos difícil do que parece. Isso porque as duas maiores fabricantes globais, a americana Boeing e a europeia Airbus, mantêm ao longo das décadas identidades visuais diferentes. Um olhar mais atento e voilà, esse focinho é de Boeing, e esse outro é de Airbus.
Digo focinho porque o nariz da aeronave, além do formato dos para-brisas, são úteis para diferenciar os modelos.
Começando pelos aviões narrowbody (fuselagem estreita), aqueles com corredor único normalmente usados em voos de curta distância. Nesse campo, reinam duas aeronaves: o Boeing 737 e a família A320 da Airbus.
O 737 tem um nariz mais afilado, e para-brisas com uma espécie de “V” nas laterais.
Já os Airbus A319, A320 e A321 possuem um nariz mais “gordo”, além de um para-brisa ligeiramente maior e mais quadrado nas arestas.
Os novos 737 MAX, como o envolvido no recente acidente da Ethiopian Airlines, têm ao menos duas características visuais que os diferenciam dos antigos 737.
No MAX, as carapaças que recobrem os dois motores têm um desenho semelhante a dentes de tubarão na parte traseira.
Na ponta das asas, a Boeing instalou novos winglets divididos em dois —esses itens melhoram a aerodinâmica do avião.
O desenho simulando dentes de tubarão na carapaça do motor não é uma exclusividade dos 737 MAX. Ele apareceu pela primeira vez em um avião maior, o Boeing 787 Dreamliner, introduzido em 2011. No ano seguinte, foi a vez do 747-8, a versão mais atualizada do gigante Jumbo. Essa é outra característica que ajuda a diferenciar um Boeing de um Airbus.
Falando em aviões maiores, dois modelos recentes apresentados pela Airbus trazem outro detalhe que ajudam a diferenciá-los dos Boeing: a máscara negra no para-brisa.
É o caso do A350, concorrente dos Boeings 777 e 787 na faixa de aviões com capacidade entre 300 e 400 passageiros.
O recém-lançado A330neo, na faixa dos 300 passageiros, também adotou a máscara negra.
Algumas versões dos novos A320neo e A321neo podem vir com a cobertura preta —a decisão, aparentemente, tem ficado a critério de cada companhia aérea. A espanhola Iberia, por exemplo, preferiu com. Azul e Avianca, que operam o A320neo no Brasil, preferiram sem.
A diferenciação pela máscara negra é complicada um pouco pela Air Canada. Em sua nova identidade visual, a companhia canadense decidiu pintar todos os seus modelos, não importa se um Boeing, Airbus ou Embraer, com o preto ao redor dos para-brisas.
Só assim para vermos um Boeing “vestido” com a máscara.
Os gigantes Boeing 747 e Airbus A380 são facilmente identificados pelo fato de possuírem dois andares.
O andar superior ocupa a parte dianteira do Boeing, enquanto no Airbus ele é inteiriço.
Existem, é claro, outros elementos que diferenciam um Boeing de um Airbus. Essas características visuais, porém, podem ser um bom começo para identificar os modelos na pista do aeroporto.
Sites de algumas companhias aéreas, além de páginas que pesquisam e comparam tarifas, também costumam informar o modelo de avião designado para o voo em questão.