Desmonte dos primeiros A380 inicia despedida melancólica do Super Jumbo

O maior avião comercial do mundo teve seu fim decretado em fevereiro deste ano, quando a Airbus anunciou que encerrará a produção do A380 em 2021, ano em que será entregue a última unidade encomendada.

E a despedida melancólica do Super Jumbo, como é chamado, já começou. O fotógrafo especializado Jean Luc Bonnard capturou dois A380 desativados sendo desmontados no aeroporto de Tarbes-Lourdes Pireneus, no sul da França.

Os dois aviões pertenciam à Singapore Airlines —companhia que estreou o A380 em 2007. Ela os devolveu no ano passado à empresa de leasing alemã Dr. Peters, dona das aeronaves, que as entregou para a Tarmac Aerosave, empresa da Airbus especializada na reutilização de partes de aviões. Segundo ela, até 92% do peso do A380 pode ser reaproveitado.

Primeiro, drenam-se todos os eventuais fluidos remanescentes da aeronave. Depois, são desparafusadas as partes que ainda podem ser vendidas, como assentos, janelas, bagageiros e flaps (as “abas” na asa que auxiliam na sustentação do avião). Por fim, a fuselagem é desmontada, e parte do alumínio pode ser reaproveitado.

Com isso, pode-se abastecer o mercado de reposição de peças dos cerca de 230 A380 ainda em operação, a maioria pela Emirates.

Ao ser apresentado em 2005, o A380, com capacidade para 544 passageiros no esquema padrão de três classes (que poderia chegar a 800 num esquema único de classe econômica), tirou do Boeing 747 o posto de maior avião de passageiros do mundo.

Ao reduzir as encomendas do Super Jumbo, a Emirates, decisiva para sua sobrevivência, foi também crucial para a derrocada do projeto.

O alto consumo provocado pelos quatro motores, frente à progressiva substituição por aviões com dois motores, foi outro fator que pesou nas contas das companhias que operam o A380.

Além de Singapore e Emirates, voam com A380 a Air France, British Airways, Lufthansa, Qatar Airways, Etihad, Korean Air, Qantas, Thai, China Southern, Malaysia Airlines, Asiana Airlines e, em breve, a ANA.

A japonesa ANA encomendou três A380 com pintura especial; o primeiro foi entregue em março (Foto: Pascal Pavani/AFP)
A japonesa ANA encomendou três A380 com pintura especial; o primeiro foi entregue em março (Foto: Pascal Pavani/AFP)

A companhia japonesa foi a última a encomendar unidades do Super Jumbo —seus três A380 terão pinturas especiais com temática havaiana e serão usados na rota Tóquio-Honolulu a partir do fim deste mês.