Azul recebe seu primeiro A330neo, que começa a voar em junho

A Airbus entregou nesta quinta-feira (9) o primeiro A330neo da Azul, primeira companhia das Américas a operar a nova geração do avião que é um dos mais populares da fabricante europeia.

A estreia do A330neo na Azul está prevista para junho. A companhia encomendou ao todo cinco unidades, alugadas da empresa de leasing Avolon.

A entrega era esperada para o segundo semestre de 2018, mas acabou adiada algumas vezes devido a atrasos na homologação e mudanças no planejamento da Azul, que preferiu receber o avião às vésperas da alta temporada (junho/julho).

A Azul configurou a aeronave para transportar 298 passageiros em três classes —34 na executiva, 96 na econômica premium e 168 na econômica.

Uma das principais novidades do A330neo é o novo conceito de cabine da Airbus, a Airspace, que tem bagageiros e banheiros maiores, bancos mais largos e o espaço abaixo dos assentos praticamente livre.

O modelo é vendido pela Airbus como uma espécie de mini-A350, o avião de fuselagem larga introduzido em 2015 que é o mais moderno da Airbus atualmente. A máscara negra no para-brisa é uma clara inspiração.

Os winglets na extremidade das asas, por exemplo, ganharam desenho curvo inspirado no irmão maior, o que melhora a aerodinâmica. Os novos motores Rolls-Royce Trent 7000 reduziram em 25% o consumo de combustível, item sempre decisivo no orçamento das companhias aéreas.

A Azul chegou a encomendar cinco unidades do A350, mas desistiu e converteu os pedidos para o A330neo, alegando maior compatibilidade com seu plano de expansão de frota. Hoje, ela já opera sete A330 em voos para os EUA, Portugal e Argentina.

O A330neo estreou mundialmente em 2018, com a companhia portuguesa TAP, que opera o modelo nos voos entre Brasil e Portugal desde junho do ano passado.

Ele é baseado no A330, que entrou em operação em 1994 e acumula mais de 1.400 encomendas, sendo um dos aviões mais bem-sucedidos da história da Airbus. Segundo a fabricante, o A330neo já conta com 240 encomendas.