Ranking das 20 companhias aéreas mais seguras não tem brasileiras; veja lista
O site especializado AirlineRatings divulgou seu tradicional ranking das 20 companhias aéreas mais seguras para 2020, e não causou surpresa o fato de a australiana Qantas estar na liderança.
O último acidente com mortes envolvendo a quase centenária Qantas ocorreu em 1951, quando três pessoas morreram após a queda de um avião da empresa na Papua Nova Guiné. Desde então, a companhia registrou incidentes, é verdade, porém nenhum deles com vítimas.
No mês passado, a Qantas anunciou a escolha do Airbus A350 como a aeronave que irá realizar os voos ultralongos de Sydney para Londres e Nova York que a companhia planeja a partir de 2022. A decisão foi mais uma má notícia para a Boeing, que estava no páreo com a nova geração do 777.
Veja abaixo o ranking completo das 20 companhias mais seguras do mundo, segundo o AirlineRatings:
- Qantas (Austrália)
- Air New Zealand (Nova Zelândia)
- EVA Air (Taiwan)
- Etihad (Emirados Árabes)
- Qatar Airways (Qatar)
- Singapore Airlines (Singapura)
- Emirates (Emirados Árabes)
- Alaska Airlines (EUA)
- Cathay Pacific (Hong Kong)
- Virgin Australia (Austrália)
- Hawaiian (EUA)
- Virgin Atlantic (Reino Unido)
- TAP Portugal
- SAS (Suécia, Dinamarca e Noruega)
- Royal Jordanian (Jordânia)
- Swiss (Suíça)
- Finnair (Finlândia)
- Lufthansa (Alemanha)
- Aer Lingus (Irlanda)
- KLM (Holanda)
Entre os critérios utilizados para compor a lista estão dados de auditorias de órgãos reguladores e associações do setor, dados de acidentes e incidentes e a idade da frota usada pelas companhias. Criado em 2013, o site avaliou 409 empresas nesta edição do ranking.
“Todas as companhias aéreas têm incidentes todos os dias, e muitos são questões de fabricação da aeronave ou do motor, não problemas operacionais da companhia. E é a forma como a tripulação lida com incidentes que separa uma boa empresa de uma insegura. Então apenas agrupar todos os incidentes seria enganador”, afirmou Geoffrey Thomas, editor-chefe do site, na apresentação da lista.
“Nossas 20 companhias mais seguras estão sempre na vanguarda da inovação, excelência operacional e no lançamento de aviões mais avançados como o Airbus A350 e o Boeing 787.”
Nenhuma brasileira —aliás, nenhuma latino-americana— figurou no top 20 deste ano.
Outras ausências destacadas são de duas grandes europeias, a British Airways e a Air France, além das três maiores americanas: American, United e Delta.
As três companhias do Golfo —Etihad, Emirates e Qatar—, que costumam se revezar no topo dos rankings de melhor aérea do mundo, também se destacam no quesito segurança.