Senhores Passageiros

sobre aeroportos, aviões e afins

 -

Ricardo Gallo é repórter da Folha

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Passageiros elegem Curitiba melhor aeroporto e Cuiabá, o pior; Cumbica é o antepenúltimo

Por Ricardo Gallo

* Post atualizado às 18h30

O aeroporto de Curitiba é o mais bem avaliado pelos passageiros e o de Cuiabá, o pior, revela pesquisa divulgada hoje pela Secretaria de Aviação Civil.

O levantamento fez 23.006 entrevistas entre abril, maio e junho nos 15 maiores aeroportos brasileiros. Os passageiros davam notas de 1 (pior) a 5 (melhor).

Maior aeroporto do Brasil e entregue à iniciativa privada no ano passado, Cumbica (Guarulhos, Grande São Paulo) ficou na 13o lugar na média geral. Congonhas, terceiro maior em movimento, ficou em nono lugar.

Entre os serviços mais bem avaliados estão a cordialidade dos funcionários do check e da fila de segurança. Na relação dos piores serviços estão o preço dos alimentos dos aeroportos, a conexão à internet via wi-fi, o custo do estacionamento e a tempo de espera para devolução da bagagem.

Cumbica não aparece entre os três melhores em nenhum dos 41 indicadores avaliados. Em compensação, em 15 itens está entre os três piores, o que expõe problemas conhecidos e fragilidades de um aeroporto superlotado. Congonhas está entre os melhores em três itens –e aparece entre os piores em seis itens, em falhas também conhecidas.

Aqui, a resposta da GRU Airport, responsável por administrar o aeroporto.

CUMBICA

Entre os três melhores: nenhum item

Entre os três piores:

* Instalações do estacionamento

* Tempo de fila no guichê

* Atendimento e cortesia no check-in

* Atendimento e cortesia na imigração

* Rigor na inspeção de segurança

* Facilidade para encontrar o caminho

* Painéis com informações de voos

* Atendimento e cordialidade dos funcionários do aeroporto

* Instalação de alimentação

* Limpeza dos banheiros

* Conforto do embarque

* Velocidade de restituição de bagagens

* Tempo de fila de imigração

* Atendimento e cordialidade dos funcionários da imigração

* Integridade da bagagem

 

CONGONHAS

Entre os três melhores:

* Estabelecimentos comerciais

* Negócios/ Sala VIP

* Tempo de fila de autoatendimento

 

Entre os três piores:

 * Custo do estacionamento

* Disponibilidade de táxi

* Distância de caminhada até o terminal

* Valor da alimentação

* Valor dos estabelecimentos comerciais

* Internet wi-fi

 

E você, concorda com os resultados?

Blogs da Folha