A gente acertaria a outra aeronave em 20 s, diz piloto que evitou colisão
Um avião que interrompe a decolagem já faz muita gente tremer de medo. Agora imagine se o comandante da aeronave anuncia aos passageiros que, não fosse a manobra, o avião bateria em outra aeronave em 20 segundos?
Foi o que aconteceu nesta quarta-feira (14) com o voo 4101 da Azul, que deveria ter partido às 12h35 do aeroporto de Aracaju rumo a Viracopos, com escala em Maceió.
Um vídeo divulgado por um passageiro no Facebook, e reproduzido no portal TNH1, de Alagoas, mostra o piloto falando aos passageiros.
Para quem está acostumado ao tom monocórdio dos pilotos falando sobre altitude, clima e previsão de chegada, o vídeo é impressionante.
Aparentemente calmo, o comandante diz que, durante a corrida para a decolagem, o sistema anticolisão da aeronave (um jato Embraer 195) detectou outra aeronave a cerca de 120 metros de altitude, na mesma direção para onde o jato iria. Restou à tripulação abortar a decolagem imediatamente, com uma freagem brusca típica de manobras assim.
Eis o relato do comandante, a frio: “O problema é o seguinte: a aeronave que estava à nossa frente estava numa condição instrumento. A gente não via ele. Só via pelo nosso sistema anticolisão. Então não dá para eu afirmar quem é –isso é um problema, então tem que haver uma investigação”.
O profissional da Azul continua: “O tráfego [a outra aeronave] estava a 400 pés, isso dá em torno de 120 metros, a gente a um quilômetro de distância (…), isso é uma colisão em 20 segundos depois que a gente decola. Eu acerto ele, Deus me livre, mas a gente acertaria ele em 20 segundos depois de decolar”.
O aviso aos passageiros ocorreu porque a aeronave teve que parar por uma hora para verificação dos freios antes de uma nova decolagem. A abortagem ocorreu às 12h29, segundo ele.
“Conversei com toda nossa tripulação, o pessoal está tranquilo para prosseguir o voo”, disse.
A investigação do incidente caberá ao Cenipa, órgão da Aeronáutica. O órgão não divulga quantos incidentes desses ocorrem ou já ocorreram no Brasil –em 2013, cheguei a pedir essas informações via Lei de Acesso à Informação, mas a solicitação foi negada.
A Azul confirmou o episódio e diz que a manobra foi preventiva, sem colocar em risco os passageiros. Diz a nota da empresa:
“A Azul Linhas Aéreas Brasileiras informa que a aeronave que faria o voo 4101, que faz a rota entre Aracaju e Maceió, teve sua decolagem abortada por sua tripulação após receber indicação de potencial conflito de tráfego devido à indicação da presença de outra aeronave em sua trajetória. Após o ocorrido, a aeronave retornou ao terminal onde foi posteriormente inspecionada pelos técnicos de manutenção e liberada para o voo com atraso de uma hora. A companhia lamenta eventuais transtornos aos seus clientes e ressalta que tal ação foi uma manobra de caráter preventivo, executada sem colocar em risco a segurança dos ocupantes e sem causar danos à aeronave.”
Aeroportos!! Padrão FIFA é piada o que acontece neste país!!!
este fato tambem aconteceu com avião da mesma empresa, há pouco mais que 2 meses, quando ja estava em processo de pouso em campinas, provindo de curitiba, tambem o piloto avisou que, a torre de comando mandou abortar o pouso, para evitar colisão com outro avião que já estava prestes a pousar. tráfego intenso, cuidado não tão, planejamento ruim.
Edson, é verdade. Eu estava nesse voo.
Por pouco vc não estar ai para contar a história Deus o livre…
Agora não sei o que é verdade! Aqui em Campinas no jornal local, foi noticiado que este episódio de hoje (15/05) ocorreu em Viracopos tb. E agora!? A Folha ou a Globo comeram bola :/
O aeroporto de Aracaju, infelizmente não é padrão FIFA. Chega de críticas sem conhecimento. Segundo comentários, existem registros de casos também muito sérios, ocorrido no aeroporto Santa Maria em Aracaju-SE. É só investigar e descobrir onde está a falha.
jose geraldo
Vania minha amiga!! No Brasil, padrão FIFA são apenas os estadio de futebol…e olhe lá!!
Problema de trafego , agora cabe ao CENIPA investigar e ver o que realmente aconteceu para que esse tipo de problema não aconteça.
Cabe lembrar que Cumbica (Guarulhos) está prevendo voos praticamente simultâneos…como será que está sendo feito este planejamento e treinamento dos pilotos e pessoal de terra, se for o caso?
http://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2014/05/video-mostra-piloto-informando-passageiros-sobre-colisao-frontal.html
Melhor corrigir os fatos e a data do acontecimento #Edição
hehehe… acabei de postar um comentário sobre essa duvida, causada pela falta de precisão na informação…
Falou besteira, pode ser que o Brasil não é um pais para se inspirar, mas acidentes aéreos e esses tipos de erros acontecem em todo o mundo… Agora tudo de errado que acontece é pq é no “BRASIL” ?? vai se lascar e vai morar na Coreia do Norte!
Mais uma vez só tenho a enaltecer a Azul e seus pilotos que são super competentes. Parabéns a toda familia Azul
Parabéns a Tripulação, por agir pela segurança, infelizmente como a maioria das empresas Brasileiras fazem, a tripulação deve tomar um advertência ou ser punida de outra forma, por
Olha q sacanagem…só falta o piloto ser punido por ter repassado os dados da forma q o fez!!!!
Foi tranquilo,honesto, experto e acima de tudo pensou bas pessoas q estavam na aeronave…
Quem danado falou em punição do piloto? Meu amigo, o pessoal tem péssima interpretação mesmo…
“Só falta”
Pelo jeito é péssimo mesmo Oriberto, porque você nem entendeu o termo: “só falta[…]” kkkkkkkkk…
Prezado Oriberto, a SUA interpretação é que ficou a desejar. veja o uso da expressão “Só falta”. Isso significa situação hipotética. Conhecendo o Brasil, podemos dizer que essa situação hipotética é bem plausível. Então, por favor, para fazer comentário, pense um pouco melhor. Seria realmente terrível que o piloto prudente e competente fosse penalizado por um erro crasso de outra pessoa — “seria”, situação hipotética. Ninguém falou em “vai ser”.
Como vc disse o pessoal tem pessima interpretação inclusive vc, pois o que ele quis dizer é que como sempre punen alguem erroneamente, ou seja , apenas tentando prever o que poderia vir a ocorrer.
tem que identificar o responsável pela não comunicação ao piloto. nossa! seria uma tragédia!
Bem, quem é o responsável por controlar tráfego aéreo? Pois não é o tal do CONTROLADOR de tráfego aéreo? O responsável por algo assim tem de ser afastado de imediato, qualquer que seja sua justificativa. Vai para tratamento médico, mais treinamento, é demitido, qualquer coisa assim. Brincou com a vida de centenas de pessoas e com milhões de reais em equipamento. Não está apto a controlar tráfego nem na esquina aqui de casa.
Infelizmente quem está brincando com a vida de MILHARES de pessoas são as autoridades. Os controladores de tráfego aéreo no Brasil são poucos, trabalham jornadas maiores do que deveriam e ganham pouco… estresse, fadiga, insatisfação não deveriam ser componentes do trabalho de quem tem tantas vidas na mão…
Não se justifica…Agora tudo é por causa das autoridades, politica, etc ??? A vá… Cada ser humano tem “sua” responsabilidade, ele está ali pq fez um concurso da INFRAERO, fez exames e testes, o trabalho não é tão estressante, e sim “responsável e delicado”.. Sendo que a remuneração é no min RS3.000+adc… Foi inrresponsável sim… engraçado hoje em dia os Brasileiros querem culpar os “superiores/autoridades/politicos” por tudo
Parabéns ao comandante, que deu todas as explicações, nada ocultou e tranquilizou os seus passageiros.
O pior é ele falar
Então você está fora de perigo, no chão, mas furibundo da vida porque seu avião não vai decolar pela próxima hora… e você prefere ficar no escuro quanto ao motivo? A cada um o que é de cada um, mas saiba que você é exceção. Todo mundo ia querer saber o motivo. O piloto só é culpado por não saber falar em público, mas fez ele muito bem em informar.
ESSE PILOTO MERECE RECEBER HOMENAGEM PELO EXCELENTE TRABALHO , CALMA , “SANGUE FRIO” , MUITAS COISAS NEGATIVAS SÃO PUBLICADAS , PORQUE NÃO ENALTECER ESSE PILOTO , DIGNO DA EMPRESA QUE REPRESENTA, SEU NOME ?
Sou de Aracaju e há uns 5 anos atrás mais ou menos eu estava num avião da TAM vindo do Rio de Janeiro, de madrugada e simplesmente o avião iria fazer o pouso aqui em Aracaju e por duas vezes abortou o pouso. SERÁ QUE ESTÁ AI AGORA UMA DAS POSSÍVEIS EXPLICAÇÕES, PQ ATÉ HJ NENHUM DOS PASSAGEIROS NÃO SABEM DE NADA
O MUNDO CÃO, DOUTOR CRÂNIO???
Copa se faz com ESTADIOS e nao com aeroportos – assim vai dizer nosso Babaca RONALDO essa e a esplicaçao de todos os PTralhias.
No dia em que acontecer um acidente grave,chamem oRrrrrrrrrrrrrrrrrronaldo para explicar porque estadios caros da copa, são mais importantes que segurança e vidas
o ALERTA ao Cmt foi dado pelo TCAS, um instrumento que existe a bordo com essa finalidade! evitar colisões, portanto, a operação da aeronave de abortar seria feita por qualquer piloto, de qualquer empresa, e não se trata de uma proeza do Cmt da Azul!De qualquer modo, evitar um acidente é dever de todos!
Achei irresponsável espalhar o pânico entre os passageiros com informações técnicas que nós não podemos assimilar e a história dos 20 segundos.
Ainda que tenha havido uma outra falha, o equipamento avisa a proximidade. Só ocorreria um acidente se o piloto ignorasse os equipamentos que deviam estar piscando em vermelho.
Você não consegue assimilar o fato de que havia outro avião na sua frente e você iria bater, gênio? Sério? Isso é técnico demais para você? O vídeo deixa claro que todo mundo estava no chão e fora de perigo, sem nem um pingo de pânico dentro da cabine. Então, do que você está falando?? O piloto por acaso espalhou algum pânico? E ele é irresponsável por informar aos passageiros o motivo de eles continuarem no chão naquele momento e pela próxima hora?
se o acidente tivesse acontcido, com certeza colocariam a culpa no piloto, iriam achar foto dele de todos os jeitos, só para dizer que o erro foi dele. o outro piloto da tragédia do boing no mar, até foto com mulheres publicaram para dizer que o cara era mulherengo e tal. fato
Que absurdo!!! Quando isso vai parar? Quando uma tragédia acontecer? A FAB simplesmente não vai se manifestar e nós vamos aceitar isso? Sem palavras
Amanda a FAB (Força Aerea Brasileira) nao tem nada a ver com a situação, quem cuida disso é a infraero. Sem contar que temos equipamentos antigos nos aeroportos. E o povo ainda vota nesse governo sanguessuga.
Infelizmente acho que o Piloto forneceu MUITAS explicacoes desnecessarias e que certamente muitos passageiros, principalmente aqueles com problemas cardiacos e tambem aerofobicos, ficaram muito mais nervosos, acho que ele deveria se ater em informar apenas que haveria um atrazo de uma hora por mudanca tecnica de ROTA, isso nunca aconteceria num voo INTERNACIONAL
Dá pra ver uma ponta de razão na sua preocupação. Mas aí você pensa bem: o avião está correndo pela pista, aborta a decolagem, todo mundo ansiosíssimo como de costume e agora também preocupado com a possibilidade de algo estar errado — óbvio, todo mundo fica preocupado automaticamente. O piloto informa que vocês vão ficar no chão mais uma hora e fala um motivo qualquer, que seja mudança de rota, falha técnica, etc. Faz alguma diferença? Vocês já estavam correndo e prontos pra apontar o nariz pra cima. Me diga, faz alguma diferença se ele falar em “problema de rota”?
QUE ME PERDOEI A IGNORÂNCIA SOBRE O ASSUNTO, MAS NÃO DÁ PARA IDENTIFICAR, OU SEJA ENXERGAR UMA AERONAVE A 120 METRO?
ESTA HISTÓRIA PRECISA SIM SER INVESTIGADA. PRINCIPALMENTE AGORA QUE TODAS AS COMPANHIA AÉREAS TERÃO QUE CUMPRIR RIGOROSAMENTE SEUS HORÁRIOS SOB PENA DE FORTES MULTA. EM SI TRATANDO DE FOLHA DE SÃO PAULO NOTICIA MASCARADA, MENTIROSA E MANIPULADA NÃO É NOVIDADE. É BOM LEMBRAR DISSO.
oi?
OI????
Então leia o texto com atenção amigo, era 120 metros de altura e 1km de distancia.
Ta cheio de especialista internacional em “tranqüilização” de passageiros aqui
Foi correto, gostaria de estar informada do que estivesse acontecendo. Chega de nos
enganar (tipo: cada um fique na sua cabide nada esta acontecendo,e enquanto isso o comandante cai sem querem no bote e só ele se salva
Com certerza o piloto será demitido.
Nao se pode passar esse tipo de informação aos passageiros.
Primeiro, gostaria de informar que não posso me identificar, por isso segue sem nome.
Com certeza ele não será demitido.
Trabalho na AZUL e a politica da empresa, é segurança em PRIMEIRO lugar, e a COMUNICAÇÃO faz parte dos pilares da empresa. A CIA exige isso de seus funcionários.
Parabéns ao CMTE e o Co-piloto.
O bem-estar dos passageiros é dever sagrado de ser mantido pelo Cmt da aeronave! Falar o que não deve só serve para exaltar os ânimos e espalhar a insegurança. Foi o que houve diante do detalhamento desnecessário da ocorrência!
É isso que o CENIPA vai concluir, deduzo!
ele poderia esconder o motivo na cueca… barbaridade!!! é lógico que é melhor falar aos passageiros o que houve. Melhor do que todos pensarem que o problema era com a aeronave que iriam seguir viagem…
CONCORDO COM A RENATA: … “é lógico que é melhor falar aos passageiros o que houve. Melhor do que todos pensarem que o problema era com a aeronave que iriam seguir viagem…”
A leitura dos comentários nos leva a pensar, se o piloto não tivesse dado qualquer explicação e depois o fato tivesse sido divulgado pelos passageiros ele seria acusado de omisso, e proteger a companhia etc. se falou aos passageiros é acusado de espalhar o pânico e é criticado. Depois não sabemos o porque de escolhas eleitorais absurdas.
Os controladores de vôo, deverão ser mais treinados, em maior número e mais remunerados.Se faltar um destes 3 elementos,será muito ruim. O Comandante ESTÁ CERTÍSSIMO. Todos devem conhecer sim, o que está acontecendo. A maioria dos aeroportos do Brasil, estão devendo muito, basta sair aqui para perto e constatar.O do Galão, deveria ser trocado o nome dele, que é um insulto para o Maestro Jobim, para Vila Mimosa.
Criticam o piloto por sua honestidade?
Ele foi profissional, fez o que tinha de ser feito, obedeceu às leituras que tinha no painel.
De que adianta crucificar o piloto ou a companhia quando o sistema de monitoramento aéreo no Brasil é uma relíquia de cinquenta anos atrás e os honoráveis governantes que esse povo tolaço coloca no poder estão mais interessados em dilapidar cofres públicos?
A falta de transparência de órgãos de controle aéreo é em minha opinião criminosa por ocultar riscos da população em geral podendo contribuir para a ocorrência de acidentes. A meu ver, seus dirigentes deveriam ser responsabilizados individualmente agora. Pois amanhã depois que morre gente não há o que fazer.
Voces acham mesmo que se não houvesse copa,as coisas estariam diferentes?Acordem sonolentos, o dinheiro aplicado ja estaria em outras prioridades,principalmente em ano eleitoral,e não seria em saude,educação ou segurança.
estes pilotos da azul são muitos competente
eu ja tive 6 viagens pela azul e me senti totalmente seguro de viajar com eles
Ninguem fala da outra aeronave que pousaria. O avião chegou a pousar? De qual empresa era?
Criticam o piloto por sua honestidade?Ele foi profissional, fez o que tinha de ser feito, obedeceu às leituras que tinha no painel.De que adianta crucificar o piloto ou a companhia quando o sistema de monitoramento aéreo no Brasil é uma relíquia de cinquenta anos atrás e os honoráveis governantes que esse povo tolaço coloca no poder estão mais interessados em dilapidar cofres públicos?
Tristeza… Bravos comandantes, tem de enfrentar tantas dificuldades nestes nossos aeroportos…. e ainda a incompetência do Controle Aéreo.
Só o Brasil, Uruguay e um país da África que possuem o Controle Aéreo Militar…
CASO o aviao estivesse em rota contraria, em descida, e pela diferença do angulo de um aviao que sobe (maior) para o que desce (menor) os dois nao colidiriam. POREM, nunca se arrisca em aviaçao. O Comandante agiu certo
Um dia negro para aviação verde amarela quando o comandante da azul não amarelou com a situação e contou o que aconteceu deixando alguns passageiros brancos de tanto susto e outros vermelhos de raiva.
Eu era passageira desse vôo e fico a me perguntar como alguem consegue ainda criticar o piloto quando no momento nós passageiros batemos palmas por ele ter tomado uma atitude rápida e sábia salvando nossas vidas mesmo sob tensao devido ao susto e ainda assim foi a todos nós com a intençao de acalmar. O piloto é digno de mérito ! Parabens a empresa por ter um profissional tao competente .
Verdadeiro ele e digno de um mérito por salva tanta vida se Aracaju tevese um torre esso não acontece i
Alguém gravou o comandante anunciando isso durante a decolagem??? Sou comissário e digo a vocês: os celulares tem que estar DESLIGADOS durante pouso e decolagem! Qual a parte disso os passageiros não entendem???
será que acorda vai arrebentar do lado podre, ou seja no comandante
Acabo de ler a noticia e fico me perguntando o que faziam os controladores de tráfego aéreo que não previram essa situação antes. Sim, porque o piloto foi rápido e preciso, mas e o aparato de maquinas e pessoas por trás da nossa malha aérea?
SOU CLIENTE DA AZUL, JUSTAMENTE PELA CONDUTA E ATENÇÃO QUE OS PILOTOS TEM
PARA CONOSCO, CHEGO A PAGAR MAIS CARO, APROVO A CONDUTA DO PILOTO E O PARABENIZO PELA DECISÃO PREVENTIVA. SE TEM ALGUM CULPADO COM CERTEZA FOI QUEM AUTORIZOU A DECOLAGEM SEM A DEVIDA CAUTELA.
Vale lembrar q Aracaju não tem TWR, só APP Convencional. APP não autoriza decolagem! Mais uma vez a imprensa cai matando em cima do Controle de Tráfego Aéreo. O piloto da Azul procedeu corretamente e o helicóptero que estava lá, alguém sabe dele? E a coordenação no solo?
Acho um absurdo o comandante sair da cabine e falar com os passageiros como se falasse do clima!!! E ainda por cima, faz uso errado da gramatica! fala errado
Isto já aconteceu comigo, em uma aeronove da TAM num vôo de Brasília para Porto Velho, o Piloto abortou a decolagem e teve a coragem de dizer que a janela do modernissimo Airbus 320 (do seu lado) se abriu sozinha e por isso teve que abortar a decolagem, masssssss…, eu como um alucinado por decolagem, sentado ao lado esquerdo da aeronave, no assento ao lado da janela, vi quando o piloto freou ou a aeronave uma outra aeronave aterrisando na mesma pista…
Eu estava nesse voo e antes dessa gravação o piloto já havia feito um outro aviso. Esse segundo foi uma conversa informal de quem tem preocupação genuína com a vida alheia! Deixo aqui o meu parabéns e o meu muito obrigada a esse piloto por hoje ainda estar viva porque enquanto ele retornava com o avião para o ponto de partida vimos um helicóptero pousando! Prudência! Essa foi a atitude do piloto! Minha filha de 6 anos agradece!
Ana Paula, absurdo é você criticar alguém que com sua habilidade, preparo e treinamento salvou dezenas de vidas. Tenho certeza de que se você tivesse visto a morte tão de perto como ele viu – e ninguém melhor do que ele, você não estaria preocupada em se expressar corretamente. Pergunta a quem estava a bordo, se o mais importante naquele momento foi o que ele fez ou como ele se expressou?
Ah! Lembre-se! Toda vez que terminar uma sentença coloque um ponto final, ok?
Mais uma vez só tenho a enaltecer a Azul e seus pilotos que são super competentes, Parabéns piloto,vc é um eroi vivo.
Eu sou piloto e defendo com unhas e dentes a idéia de ser honestos com os passageiros e de dar explicações, mas existe uma grande diferença entre dar explicação e provocar o pânico, como um comandante pode dizer: Deus me livre, mas a gente acertaria ele em 20 segundos depois de decolar”. .? Primeiro que para ser piloto deveria ter auto controle e controle do que fala tb. Pode explicar que abortou a decolagem por uma indicação de transito e foi uma manobra preventivA para evitar uma POSSÍVEL colisão, não precisava expressar algo como Deus me livre, se eu não tivesse freiado tava todo mundo morto agora! Mesmo porque provavelmente não estariam.